O mercado cripto chegou aos clubes de futebol. Veja os times brasileiros que já aderiram aos tokens de torcedores
O mercado de criptomoedas tem crescido a uma velocidade surpreendente nos últimos anos, alcançando mercados que antes eram pouco imaginados, como o futebol. Os fan tokens chegaram para revolucionar a forma como os torcedores interagem com seus clubes do coração. Mas afinal, o que é um fan token?
Eles são ativos digitais, baseados em blockchain, e são emitidos pelos clubes. Eles oferecem benefícios exclusivos que aproximam o torcedor ainda mais do time. Como participar de campanhas, ações no intervalo dos jogos, conhecer os jogadores, produtos autografados e até participar de algumas decisões do clube.
Veja os clubes brasileiros que já aderiram aos Fan Tokens:
Corinthians
O clube paulista, que conta com a segunda maior torcida do Brasil, disponibiliza para seus torcedores o $SCCP. O projeto, que foi lançado em setembro de 2022, vendeu 850 mil unidades da moeda e arrecadou um montante de 1,7 milhão de dólares.
Dentre os benefícios, estão a possibilidade de participar de sorteios exclusivos e também de tomar decisões importantes, como escolher as frases que serão pintadas no túnel de acesso ao campo do estádio, ou decidir quais ídolos terão o busto eternizado no Parque São Jorge.
Atlético Mineiro
O clube mineiro foi o primeiro no Brasil a lançar o fan token para seus torcedores. O ativo é o $GALO, e foi lançado em agosto do ano passado. Assim como o Corinthians, o Galo também vendeu toda a cota de 850 mil unidades do ativo, arrecadando cerca de 1,7 milhão de dólares.
Os benefícios do $GALO vão desde participar de enquetes exclusivas, recompensas VIP’s, participar de fóruns de bate papo, até a participar da escolha do layout pintado no ônibus do clube e também dos vestiários da nova arena.
Flamengo
O clube de maior torcida do país não poderia ficar de fora dessa. O time carioca lançou, também no ano passado, o $MENGO, arrecadando cerca de 3 milhões de dólares no lançamento. Vale destacar que a venda ocorreu em tempo recorde. Em apenas 12 minutos, cerca de 1 milhão de ativos já haviam sido comprados pelos torcedores do Flamengo. Dentre os diversos benefícios, os torcedores que adquiriram o fan token puderam participar da escolha da frase pintada no vestiário do Flamengo no Maracanã.
São Paulo
O tricolor paulista também lançou seu ativo. Assim como Corinthians e Atlético Mineiro, o São Paulo disponibilizou uma cota de 850 mil unidades, arrecadando cerca de 1,7 milhão de dólares.
O $SPFC dá direito aos torcedores de participarem da escolha da pintura de frases dentro do estádio, dentre outras ações com o clube, em jogos e no CT.
Cruzeiro
Outro clube mineiro a participar desse movimento foi o Cruzeiro. O clube que hoje é presidido pelo ex-jogador Ronaldo, o Fenômeno, lançou seu token em dezembro de 2022. Foram disponibilizados aos torcedores 900 mil unidades do ativo, o que rendeu de lucro aos cofres do clube cerca de 4 milhões de reais.
Os detentores do CRZ participam de promoções exclusivas e também de ações do clube.
Santos
O Santos, clube do litoral paulista, também lançou seu ativo, o PEIXE. Diferente dos outros clubes, o clube santista optou por lançar o token baseado em DeFi, sigla em inglês para finanças descentralizadas, da Ethereum.
Os detentores do ativo podem interagir com o clube através de enquetes exclusivas.
Como adquirir ativos do clube do coração?
Participar do dia-a-dia do seu clube do coração é muito simples. A aquisição dos tokens pode ser realizada através de corretoras de criptomoedas.