Assim como devemos manter uma dieta balanceada e uma vida ativa com a realização de exercícios físicos diários, é interessante também prestar atenção no que os nossos pets comem. Até porque existem alimentos que podem fazer mal, causando diversos problemas de saúde.
Além de optar por uma ração de alta qualidade, é importante considerar as necessidades e restrições na alimentação canina. Nos tópicos abaixo, você aprenderá que algumas opções de comida podem não ser perigosas para o ser humano, mas podem causar um grande mal-estar e dificultar a qualidade de vida dos bichinhos.
Uvas
Apesar de a uva fazer parte da dieta de muitos seres humanos, elas podem significar uma coisa bastante perigosa para o seu animal de estimação. Mesmo que seja em pequenas quantidades, alguns cães podem sofrer de insuficiência renal aguda ao ingerir uvas ou uvas-passas.
Além disso, o pet também pode ficar vulnerável a outros sintomas, como diarreia, vômito, perda de apetite e passar a urinar com mais frequência.
Nesses casos, é muito importante contactar o veterinário quanto antes. Até porque, quanto mais ele vomita ou tem diarréia, mais o corpo dele desidrata e prejudica ainda mais a qualidade de vida do animal.
Há também a possibilidade dele sofrer de uma intoxicação sistêmica por conta do fato de acumular muitas toxinas no sangue.
Chocolate
O chocolate é um doce presente na vida de muitos brasileiros. Normalmente, muitas pessoas gostam de consumi-lo após o almoço ou jantar, e para quem não sofre de intolerância à lactose, é uma ótima sobremesa para se consumir com moderação.
Entretanto, cães que ingerem essa substância podem ter aumento na frequência cardíaca e até mesmo sofrer convulsões por conta de uma substância chamada teobromina, a qual os animais não conseguem metabolizar de maneira adequada.
Como eles não conseguem fazer a metabolização, os bichinhos ficam vulneráveis ao aparecimento de sintomas, como convulsões, febre, diarreia e até vômitos.
Cebola e alho
Assim como é muito importante investir em uma ração de alta qualidade, o comportamento do dono ao alimentar o cachorro deve sempre ser baseado no que é fundamental para o bom funcionamento do organismo do animal.
Cebola e alho, por exemplo, são alimentos muito ricos em propriedades que trazem benefícios ao corpo humano, mas para o pet eles podem gerar um efeito totalmente negativo.
Uma vez que os compostos das cebolas e de determinados vegetais contêm propriedades que destroem glóbulos vermelhos dos cachorros, fazendo com que ele tenha um episódio de anemia hemolítica.
Cafeína
Esse é outro exemplo de alimento bastante consumido pelos brasileiros, mas é importante lembrar que até mesmo em humanos eles podem ser bastante perigosos quando consumidos em excesso.
Só que os cachorros nunca devem chegar perto. Até porque pode envolver consequências fatais para os cães, ao passo que ele dispõe de propriedades que provocam bastante agitação e fazem com que os cachorros tenham batimentos cardíacos totalmente irregulares.
A ração de alta qualidade é uma ótima forma de garantir que seu animal se alimente bem e tenha uma opção alimentar que traga todos os nutrientes essenciais para uma boa qualidade de vida e para que ele se mantenha forte e saudável.
O cuidado com a alimentação é bastante importante. Para isso, é necessário consultar um veterinário e ver quais opções são mais recomendadas. Normalmente, ele pode recomendar a ingestão de determinadas frutas, como melancia, maçã e banana, e também alguns petiscos que são seguros e recomendados por vários órgãos que zelam pelo bem-estar dos animais.
Além da questão da alimentação, é imprescindível que ele esteja hidratado, principalmente em dias ensolarados, garanta que ele tenha o cantinho separado com água limpa e fresca para que ele se sinta refrescado e protegido.