As tendências de entretenimento moderno trouxeram uma variedade de oportunidades e desafios para a indústria, revolucionando a forma como o conteúdo é criado, distribuído e consumido. Com essa aprendizagem e o acompanhamento de novas tecnologias, é possível observar algumas das atividades que se tornaram muito populares e obtiveram sucesso. Hoje, as oportunidades encontradas em plataformas digitais e mídias sociais se apresentam em um nível nunca antes visto e, nesse cenário, a originalidade e a dedicação são recompensadas generosamente.
Plataformas digitais e criadores de conteúdo
Começamos pelos criadores de conteúdo, também conhecidos como influenciadores digitais. Trata-se de uma das atividades com maior sucesso em uma variedade de plataformas, incluindo os mais variados temas e interesses. Plataformas como TikTok, Instagram e YouTube promovem fortemente a criação de conteúdo para manter seus usuários engajados. Quanto maior for o sucesso e a base de fãs de um canal ou influencer, maior será o seu retorno e, além disso, mais oportunidades comerciais são obtidas.
Outro caso de grande sucesso é a ascensão do podcasting, originando novas oportunidades para que os criadores produzam conteúdo de áudio em uma infinidade de tópicos. Entre os temas abordados vemos entretenimento, narração de histórias, educação e notícias. No cenário nacional, os podcasts estão entre um dos fenômenos de maior sucesso do entretenimento moderno. Tanto isso é verdade que, no que diz respeito à audiência e ao acompanhamento do formato, o Brasil fica em terceiro lugar entre todos os países do mundo.
Games e live streaming
A gamificação entrou em uma era sem precedentes e se tornou o formato com o maior número de seguidores. O segmento dos games tem batido recordes nos mais diversos registros e, além disso, vem conquistando novas audiências e alcançando um público global cada vez maior. Com a introdução dos eSports (esportes eletrônicos), o leque de oportunidades do setor aumentou ainda mais, sendo possível integrar-se e fazer parte do nicho que tem influenciado o uso da gamificação em outros segmentos. As opções são as mais diversas: organizador de eventos, comentador, desenvolvedor e até mesmo jogador ou treinador de equipes. Torneios grátis para o público, como o Reddit Dota 2 League, estão entre os exemplos em que comunidades de jogadores voluntários conseguem organizar eventos através de plataformas de compartilhamento de conteúdo.
A competitividade parece se tornar cada vez mais importante e abrangente, permitindo que todos tenham a oportunidade de se qualificar e se destacar em uma grande variedade de games. Diversas outras opções existem no segmento dos jogos. Entre elas estão os eventos de jogos de cassino, como competições de pôquer e até mesmo torneios de pôquer grátis, os quais oferecem aos jogadores retornos respectivos ao desempenho em cada competição. Graças à grande variedade de oportunidades, a gamificação é vista como um meio para a inclusão, uma vez que pode ser incorporada por todo o setor do entretenimento. Isso pode ser feito através do acompanhamento de eventos de live streaming, em competições ou simplesmente por lazer.

Gerenciamento de mídia social
Com o forte crescimento e presença das mídias sociais, surgiram novas atividades para além dos criadores de conteúdo. Entre elas, o gerenciamento de mídias sociais é uma das mais relevantes para marcas, celebridades e até mesmo para influenciadores digitais de sucesso. Os gerentes de mídia social são responsáveis pelo desenvolvimento de estratégias abrangentes de conteúdo que se alinhem às metas de marketing tanto de marcas quanto de criadores individuais. Isso envolve o planejamento e a programação de conteúdo para manter os seguidores engajados.
Por meio de novas formas de apresentar o conteúdo, a tecnologia em constante evolução tem revolucionado o entretenimento moderno em plataformas digitais, serviços de streaming e mídia interativa. Novas abordagens oferecem caminhos inovadores para a criatividade, bem como maior envolvimento do público. Das experiências imersivas de jogos, até o conteúdo original em plataformas de streaming e as comunidades de fãs presentes em redes sociais, as oportunidades no setor do entretenimento são cada vez mais dinâmicas e inclusivas.