Você já ouviu falar no snorkeling? Pois saiba que ele é uma das formas mais legais e divertidas de fazer mergulhos, sendo ótimo para quem está iniciando na prática desse esporte!
Mas, para aproveitar de verdade a prática e se divertir bastante, é preciso estar pronto e com os itens certos na mala na hora de fazer o snorkeling. Aliás, máscaras e sapatilhas aquáticas, por exemplo, são alguns dos itens que devem estar na mala.
Porém, para conhecer a lista completa, continue lendo para descobrir como se preparar e quais acessórios não podem faltar na sua lista.
1. Tenha os 3 principais equipamentos
Ter o equipamento certo é o primeiro passo para aproveitar. Veja a seguir os principais que você precisa utilizar.
- Máscara: ela deve se ajustar bem ao seu rosto, sem deixar espaços que permitam a entrada de água;
- Snorkel: deve ser confortável e de fácil manuseio. Por isso, escolha as opções que tenham válvula de purga, que ajudam a expulsar a água acumulada no tubo, facilitando a respiração;
- Nadadeiras: com elas, você se movimenta de forma fácil na água. Para iniciantes, modelos mais curtos são ideais, pois oferecem controle sem exigir esforço.
2. Proteja seus pés
Quando a gente fala de segurança e conforto no snorkeling, não dá pra esquecer das sapatilhas aquáticas, pois são superimportantes para garantir a segurança dos pés.
As sapatilhas ajudam a proteger os pés de cortes, arranhões e outros acidentes com pedras, corais e coisas escondidas no fundo do mar. Isso faz toda a diferença pra quem gosta de explorar, sem se preocupar tanto.
E, além disso, elas também evitam escorregões em superfícies molhadas, como as pedras que ficam na beira da água. Com as sapatilhas adequadas, entrar e sair da água fica bem mais seguro.
Outro ponto é que elas são leves, superfáceis de secar e bem confortáveis, pois são feitas para permitir que o mergulhador passe horas na água sem problema nenhum. Na hora de escolher a sua, procure um modelo resistente e que deixe a água circular bem. Isso vai evitar incômodos.
3. Escolha o local certo
Para quem está começando no snorkeling, a escolha do local faz toda a diferença. Prefira sempre praias com águas calmas, rasas e bem claras. Isso ajuda muito na hora de praticar. Então, quem está começando vai se sentir mais à vontade.
Locais com corais e rochas são incríveis pra ver os peixinhos e outras criaturas do mar. Contudo, é bom lembrar que não se deve mexer nos corais, pois eles são bem sensíveis e podem quebrar fácil.
Outra dica importante é escolher praias que tenham salva-vidas e placas de aviso. Isso deixa tudo mais seguro, principalmente se for sua primeira vez fazendo snorkeling. Segurança sempre em primeiro lugar!
4. Confira o clima e a água no dia
Antes de se jogar no mar para curtir um snorkeling, é superimportante dar uma olhada nas condições do tempo e da água. Se o mar estiver agitado ou o vento muito forte, a visibilidade pode ficar comprometida e o passeio pode ser perigoso, principalmente para quem está começando.
Além disso, não esqueça de conferir a previsão das marés e a qualidade da água, para garantir que vai mergulhar com segurança. Em algumas situações, se a água estiver muito turva ou mexida, fica difícil enxergar direito e a experiência pode não ser tão legal.
5. Tenha uma leve preparação física
Embora o snorkeling seja uma atividade tranquila, é importante estar com o corpo preparado para o esforço físico. Nadar, mesmo que em águas calmas, exige resistência. Portanto, ter um bom condicionamento físico é sempre vantajoso, especialmente para quem vai passar longos períodos na água.
6. Proteja-se contra o sol
O snorkeling geralmente é feito em locais abertos, sob o sol forte, o que pode representar risco de queimaduras. Mesmo debaixo d’água, os raios solares penetram e podem causar danos à pele.
Por isso, aplique protetor solar resistente à água antes de começar a atividade. Outra dica é utilizar roupas de proteção UV, que ajudam a evitar a exposição excessiva ao sol, protegendo a pele de forma mais eficiente.